PROJETO E ORÇAMENTO DE SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL NA AVENIDA ALAMEDA BARRINHA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE/GO.

  • Larissa Miranda Krüger Universidade de Rio Verde
  • Danilo Guimarães Almeida Universidade de Rio Verde

Resumo

A impermeabilização do solo, devido ao crescimento dos centros urbanos, reduz o volume de infiltração de água pluvial. Como consequência, ocorre sobrecarga no sistema de escoamento pluvial. Com isso, pode-se destacar como principais impactos a transferência do volume de água excedente para rios e córregos, o que contribuiu para aumento na sua taxa de assoreamento. Além disso, se verifica também a ocorrência de inundações nas regiões com cotas topográficas mais baixas nos centros urbanos, o que contribui para a proliferação de animais transmissores de doenças, além de trazer impactos negativos para o trânsito de veículos, comércios localizados nessa área também têm suas atividades prejudicadas, além do transtorno para os moradores desta região. Esses problemas, ocorrem constantemente em alguns municípios brasileiros, onde não há controle adequado do crescimento urbano e os sistemas de drenagem pluvial não atendem às normas vigentes. Diante dos problemas gerados pela ineficiência do sistema de drenagem, este artigo se propõe a dimensionar um sistema adequado de drenagem pluvial para o bairro Vila Baylão, localizado na cidade de Rio Verde/GO. Analisando os impactos e transtornos vivenciados, é de suma importância investigar os principais fatores que desencadeiam esses problemas e elaborar propostas para solucioná-los. O estudo de caso aqui apresentado, propõe, de maneira simples e tradicional, mostrar a solução mais indicada para a minimização do transbordamento do córrego, alagamento das ruas da região e das inundações nas áreas comerciais e residenciais. Até o momento acredita-se que a implantação de ações estruturais proporcionará diversos benefícios. Após realizado o dimensionamento, o trabalho ainda realiza um orçamento para identificar qual o custo de implementação do sistema projetado.

Publicado
2019-08-08
Como Citar
KRÜGER, Larissa Miranda; ALMEIDA, Danilo Guimarães. PROJETO E ORÇAMENTO DE SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL NA AVENIDA ALAMEDA BARRINHA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE/GO.. GTS - Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 1-16, ago. 2019. ISSN 2595-5632. Disponível em: <http://faengrv.com.br/gts/index.php/revistagts/article/view/165>. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigo GTS