MODELAGEM DE MISTURAS BINÁRIAS DE ÁCIDOS GRAXOS EM EQUILÍBRIO SÓLIDO-LÍQUIDO

  • Nadine Pereira Merlo Universidade de Rio Verde
  • Michele Garcia Gomes
  • Moilton Ribeiro Franco Junior
  • Nattácia R. Araújo Felipe Rocha

Resumo

Diagramas termodinâmicos são fundamentais quando se deseja realizar projetos de equipamentos para a indústria. Dessa forma, o conhecimento de propriedades termodinâmicas de compostos puros e misturas, bem como de modelos de coeficientes de atividade apropriados é de suma importância, especialmente quando se deseja projetar equipamentos ou diligenciar rotas de processos para produção, transporte e processos de distribuição.


Os modelos triviais de coeficientes de atividade, tais como, van Laar, Margules, Flory-Huggins, Wilson e UNIQUAC são alternativas visando estimar dados de equilíbrio composição e temperatura de mistura binária.


Atualmente, no caso de sistemas contendo ácidos de cadeia longa ou graxos, nota-se a existência de alguns estudos para obtenção de dados de equilíbrio sólido-liquido (ESL), entretanto muito pouco tem sido feito visando a modelagem termodinâmica desses dados para uma posterior aplicação em processos e projetos.


Nesse trabalho será feita a modelagem de dados experimentais envolvendo ácidos de cadeia longa utilizando-se as equações de coeficientes de atividade de Flory-Huggins para obter os coeficientes de atividade, e dessa forma, realizar a modelagem de sistemas binários com uma substancial economia de tempo e recursos laboratoriais.

Publicado
2018-05-04
Como Citar
MERLO, Nadine Pereira et al. MODELAGEM DE MISTURAS BINÁRIAS DE ÁCIDOS GRAXOS EM EQUILÍBRIO SÓLIDO-LÍQUIDO. GTS - Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade, [S.l.], v. 1, n. 1, maio 2018. ISSN 2595-5632. Disponível em: <http://faengrv.com.br/gts/index.php/revistagts/article/view/2>. Acesso em: 18 set. 2019.
Seção
Artigo GTS